quinta-feira, 3 de maio de 2012

O povo na cova dos Leões

O maior desejo de quando somos crianças é um dia crescermos e nos tornarmos adultos. Mas para que? A infância é uma época na qual não temos qualquer tipo de preocupações. A comida está sempre pronta e quentinha. A roupa sempre lavada e passada. Brincar ocupa quase todo o nosso tempo e por alguns instantes, saímos do aconchego do nosso lar e do carinho de nossos pais para irmos à escola. Por que quando crianças desejamos tanto nos tornarmos adultos? Com a fase adulta, conseguimos o nosso tão sonhado emprego e com o dinheiro que ganhamos entramos no mercado consumidor, aí surgem as dívidas, as preocupações, as cobranças, um monte de responsabilidades. Acordamos cedo não mais para ir à aula, encontrar os amigos e os professores queridos. Desta vez encontramos pessoas que disputam nossos cargos e ameaçam a nossa estabilidade a todo momento. A competição é um dos fatores chave no Sistema Capitalista. Apenas os fortes sobreviverão.


Como se não bastasse acordar cedo, trabalhar o dia todo, pagar impostos embutidos em tudo que você compra ou consome durante o dia, seja no transporte na ida e volta ao trabalho, na energia elétrica e na água usada nas empresas, no nosso almoço de cada dia e sermos remunerados com um dinheiro ganho de forma suada, no qual cada um sabe o quão foi difícil conquistá-lo ainda tem o Governo intrometido interessado no nosso dinheiro. Não, isso tudo não basta! O Governo quer saber o que você faz com esse dinheiro. Se você ficou doente, em que mês que foi. Se você pagou pelos estudos, qual foi o período e quanto custou. Se você fez economias e gastou na aquisição de um bem, seja móvel ou imóvel, ele também quer saber, apesar de já cobrar impostos destes mesmos bens e saber que são seus. O Governo precisa dessa informação, afinal, você trabalhou, deu duro, ficou doente, se matou para ter míseros bens mas ele quer te sugar mais. E se você estudou demais, tem um excelente emprego e ganha muito bem, se prepare, ele quer parte dos seus ganhos já retido na fonte. Ou seja, já descontado, você nem vai ver a cor desse dinheiro.


O leão que foi o animal escolhido para simbolizar o Imposto de Renda Brasileiro serve para criarmos uma analogia bem interessante da Bíblia. O Daniel na cova dos leões aqui é o próprio povo. Que é quem realmente trabalha, que realmente produz algo e que de verdade constrói e mantém esse país. O Governo é apenas uma instituição inútil que só arrecada. Rouba do povo o dinheiro que ele luta dia a dia para conseguir. Em troca fornece uma segurança pública digna de piada, onde os salários dos próprios policiais é uma vergonha. Te fornece uma saúde pública que só não é pior que as brigadas de socorristas em tempos de guerra. A educação pública então nem se fala. As escolas hoje deixaram se ter um aspecto disciplinar e pedagógico e se parecem mais com cadeias e penitenciárias. Tudo está fora de controle. O único controle que existe é o da máquina de arrecadação. Esse sim, funciona a todo vapor. Basta Já!