domingo, 28 de outubro de 2012

Em busca de uma sociedade perfeita

A humanidade já passou ao longo dos tempos por muitas transformações, desde as primeiras tribos primitivas, sem qualquer tipo de chefia ou liderança, até os primeiros líderes e reis, com seus impérios. Entretanto em todas essas fases pela qual a humanidade passou e ainda passa sempre ocorreram problemas que impediram que o ser humano pudesse viver numa sociedade dita perfeita. O que de fato impede o sucesso da vida humana na terra? Quais são os fatores que interferem para que na sociedade sempre haja lacunas e falhas em sistemas básicos? Desde a saúde, segurança, educação, habitação, comércio e nos governos de uma forma geral. O mundo hoje é basicamente Capitalista, em crise. Uma pequena porcentagem, menos de 10% de fato vive num regime Comunista mas em vias de abertura. Tanto num sistema como no outro há contradições, muitas lacunas vazias e muitas falhas. Do que precisamos de fato para sobreviver de forma digna?


Precisamos em primeiro lugar, conservar nossa língua materna mas é urgente que o mundo todo fale uma só língua. Para que não haja o predomínio de uma nação sobre a outra o ideal é a adoção de um idioma neutro, como o Esperanto. Se o Capitalismo ainda se faz um mal necessário, precisamos de uma única moeda em todo o planeta, sem exceções, sem câmbios entre nações. Somente assim veremos se ele funciona e países que a vida toda exploraram nações pobres pagarão uma dívida com esses países ao estabilizar a sua economia local. Não necessitamos de fronteiras, pois os mesmos governos que criam Nações e nacionalidades tiram a liberdade do ser humano como cidadão do mundo. O sangue por sí só é suficiente para determinar suas origens e a língua materna como forma de comunicação no seio familiar. O homem deve abandonar a sua mesquinhez e se converter em cidadão do mundo.


Por fim é inadimissível que as necessidades básicas não sejam supridas a cada ser humano no dia a dia. Comer pelo menos 3x ao dia, ter onde morar, direito à ir e vir, direito de expressar livremente. Enquanto um pequeno grupo mantiver o poder e controlar todo o demais, não haverá uma sociedade com perspectivas de vida digna nesse mundo. O poder corrompe. Cargos de chefia alteram a personalidade das pessoas. Precisamos de um senso maior de humanidade entre nós. Eliminar todo tipo de preconceito, derrubar barreiras sociais, exterminar o racismo. Todos somos feitos em semelhança, todos somos capazes, enquanto a ganância predominar, haverá a exploração do homem pelo homem. Nação contra Nação. Humanos contra os próprios humanos. Devemos atingir um nível de desenvolvimento acima, transcender para poder sair desta estagnação ou num futuro próximo, seremos facilmente dominados pelas próprias máquinas que criamos há anos atrás.