segunda-feira, 19 de novembro de 2012

De onde virá a mudança que tanto queremos?

O mundo todo vive um momento único na economia, em Crise Mundial devido à falência do Sistema Capitalista e também um momento único na política, com a Nova Ordem Mundial que estabelece a unificação das ideologias de esquerda, com tendências Socialistas/Comunistas e as ideologias de direita, com tendências Capitalistas/Liberalistas, em algo que podemos chamar de Social Democracia Neo Liberalista. Que tipo de sentimento então é comum à todas pessoas no mundo? Mudança! Yes, we can! Foi o Slogan de campanha utilizado pelo candidato Barack Obama há 4 anos do qual ele acaba de ser reeleito para mais 4 anos como Presidente dos Estados Unidos. Promessas de que irá tirar os Estados Unidos do fundo do poço e trazer de volta sua nação para o primeiro lugar, tanto econômica, como política e militarmente. Mas como pode haver mudança quando não há escolhas? Que diferença faz votar em Republicanos ou Democratas se as propostas politico e econômicas são parecidas? Em países como o Brasil, há mais de 20 anos também existe uma bipolarização partidária entre PT e PSDB, que já fizeram confrontos nas últimas 5 eleições. Que tipo de mudança se pode esperar quando tanto faz quem está no poder pois as propostas são sempre as mesmas?


O povo pode realmente mudar essa realidade? Infelizmente não. É um triste prognóstico porém é a verdade. Ao mesmo tempo que a esperança e o sentimento de mudança tomam conta das pessoas, cada vez mais há apatia e descaso por parte desse mesmo povo. Não acredito em revolução armada, isso infelizmente já é coisa do passado. Hoje vivemos numa era tecnológica onde as pessoas passam mais tempo conectadas em seus Gadgets do que em contato com os seres humanos, para um bate papo, um café político ou apenas uma conversa de banca de jornal. A maioria das manifestações ocorre no mundo virtual, abaixo assinados online, correntes para frente de denúncias mas nada que seja realmente efetivo. O aparelho dos Governos está muito bem articulado para conter todo e qualquer tipo de mobilização. Não só a polícia mas também as Forças Armadas estão aptas à qualquer momento, defender a ordem e a integridade dos Governos. Sim, as revoluções são apenas assunto de livros que se aprendem na escola. Podemos mudar então através da Democracia! Temos o poder do voto! Infelizmente, se você ainda acredita que passar a sua responsabilidade para um "representante do povo" as coisas irão mudar, a coisa vai muito mal. Seja a mudança que você quer ver! Já dizia o Dalai Lama.


Indiscutivelmente a única forma de mudar a atual realidade é quem está no poder se abster dele. Sensibilizar que toda desgraça mundial, seja econômica ou política, se deve justamente às ações de quem promove uma economia de exploração do homem pelo homem e políticas que barram o desenvolvimento econômico das pessoas entre as classes sociais. Sem maquiagem. O Brasil incluiu milhões de miseráveis na zona de pobreza e uma quantidade ainda maior de pobres na classe média apenas com a mágica de reduzir o piso mínimo de renda familiar. Se você não sabe o que é isso, procure se informar sobre. Não se muda nada na vida das pessoas simplesmente por alterar dados do Governo. Essas pessoas hoje podem fazer parte de uma faixa social/econômica acima mas ainda continuam com os mesmos salários e as mesmas dificuldades de sempre. Esse tipo de política camufla a irresponsabilidade e a incompetência dos atuais governos. Enquanto tivermos uma minoria que não abre mão do poder pelos seus luxos e extravagâncias, mesmo que isso custe o sofrimento de outros seres humanos, não teremos nenhum tipo de mudança efetiva. A transformação não deve vir de baixo, do povo, carente de recursos e de instrução. Deve partir justamente do topo da cadeia, onde estão os magistrados, doutores, empresários, políticos, militares e a alta casta religiosa. Eles é que tem que dizer um basta para esse sistema desigual e trazer um novo alento para a população tão sofrida. Basta Já!