segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O nascimento, a vida e as dores da alma

O nascimento de uma criança é algo mágico, motivo de muita alegria para o papai e mamãe de primeira viagem, motivo de orgulho para os avós e também amigos que esperavam com ansiedade a vinda do bebê. O nascimento então é um momento aguardado por muita gente, mas há também o lado existencial a ser analisado, um lado que talvez a maioria das pessoas não vejam.
Quando nascemos nosso primeiro ato é o choro. Mas por que o choro? Não será o choro uma manifestação de dor? Uma sensação de desconforto por deixar a barriga de nossa querida mamãe para vir para este mundo que não conhecemos? O fato é que uma vez que nascemos, está apenas começando o nosso sofrimento neste mundo e nesta vida. Nascer já é o nosso primeiro sofrimento e nossa alma ainda irá sofrer muito. O choro nos acompanha a cada dia de nossas vidas, quando estamos com fome, choramos, quando estamos com sede, choramos, quando estamos com calor, choramos, quando estamos com frio, choramos, quando necessitamos de carinho e atenção, choramos. 
Nossa vida é um eterno chorar, um eterno sofrer. A busca pela felicidade passa a ser nosso ideal de vida. Felicidade esta que é facil de ser alcançada, mas que nós seres humanos complicamos muito, por considerar que ela não está em nós mesmos, mas em outra pessoa. A partir daí o que deveria ser felicidade passa a ser sofrimento e muitas vezes vem acompanhado de dores na alma e o choro é inevitável. O ser humano nunca está preparado para sofrer apesar de conviver com a dor e o sofrimento desde que nasce. 
Por que isto ocorre? Por que o ser humano é tão frágil? Por que a mente humana permite um eterno sofrer, que é recorrente em todas as fases de nossa vida? As dores da alma afetam significativamente a vida e a personalidade de cada um de nós sofredores. Entender a causa de cada um desses males é o primeiro passo para redescobrirmos que cada um de nós, pode e deve, ser feliz sozinho. Quem vier para fazer parte de nossa vida, que seja para acrescentar e evitar mais sofrimento e dor em nossas vidas. Se a vida ou esse mundo fossem bons para nós, ao nascer nós daríamos gargalhadas de felicidade ao invés de chorar. O jeito é viver e se acostumar com esse sofrimento e essas dores, pois com o tempo tudo passa.

Um comentário:

  1. Na verdade, o mundo acontece conforme olhamos, seja o que olhamos paraiso, seja o que olhamos inferno; O choro tb vem da felicidade,é a gratidão, é nossos olhos olhando, buscando e acontecendo o paraiso, é nossa alma pronta no amor, no amor livre dos sentidos corporeos; O choro vem quando olhamos, buscamos e acontecemos inferno, é nossa alma pronta para o amor próprio! Ninguém é feliz sozinho! só se é feliz transformando a vida de outro alguém!

    ResponderExcluir