quarta-feira, 4 de maio de 2011

Entrevista de Emprego

Todos nós já passamos pela experiência agradável ou não de participar de uma entrevista de emprego. Algumas vezes devido às indicações altamente paternalistas somos o único entrevistado e já admitido no cargo. Em outras porém, feitas em sua maioria em anúncios de jornal, um batalhão de desempregados ou não, comparecem em busca da nova oportunidade. No meio desse monte de gente tem sim muita gente que está empregada mas que por um motivo ou até mais de um, está descontente com o seu trabalho ou com a quantia que recebe pelos seus trabalhos. Muita gente também da informalidade comparece em busca de carteira assinada e direitos trabalhistas. A realidade é que o mercado de trabalho no sistema Capitalista só absorve os melhores, quem está melhor preparado e que resolve os problemas atuais nas grandes corporações ou nos órgãos estatais.

O maior problema atualmente na disputa por uma vaga é a prostituição salarial. Em busca da vaga tão sonhada muitos trabalhadores se sujeitam a trabalhar para receber muito menos do que vale a sua força produtiva. No ramo da informática não é nada diferente. Veja o trecho desta entrevista de emprego:
"-Bom dia, meu nome é José, estou aqui pela vaga de informática.
-Um momento, o entrevistador já irá chamá-lo.
Em seguida diante do entrevistador:
-E o que você fazia antes de se interessar pela vaga que está disponível em nossa empresa?
-Eu era garoto de programa! - Diz José - Na verdade, eu comecei a formatar o micro de alguns amigos e vizinhos, depois eu coloquei pequenos anúncios no jornal local. Cobrava baratinho, fazia backup e ainda buscava o micro em casa, o preço era baixo mas o importante era a satisfação do cliente.
-Me conte mais, estou curioso.
-Depois baixei umas apostilas da internet, de programação desktop e também para web. Daí isso se tornou um vício em minha vida. Eu passei a me prostituir de verdade mesmo. Passava dia e noite em total orgia com meu computador fazendo programinhas para farmácias, mercearias, padarias e lógico, vídeo locadoras. Depois com uma certa fama no pedaço, começaram a aparecer alguns sites. Não tinha como cobrar muito pois o pessoal ainda não tinha acesso à banda larga, usavam ainda modem de 33kbps da USRobotics.
-Qual a sua pretenção salarial?
-Olha, vocês fazem meu registro em carteira, me garantam todos os benefícios que eu serei fiel à vocês pelo resto de minha vida."
Hoje infelizmente o mercado de trabalho está impregnado de maus profissionais que se vendem por qualquer quinquilharia e ainda prejudicam o trabalho de quem realmente estuda, se prepara, investe em treinamentos e certificações. Como a prostituição é a profissão mais antiga do mundo e não irá acabar tão cedo, a prostituição informática também não está com seus dias contados, pois a cada dia 10 novos garotos de programa surgem no mercado. Isso é o Capitalismo, isso é a lei da selva! Cabe a cada um de nós, profissionais da área mudar esta realidade. Basta Já!