sexta-feira, 8 de abril de 2011

A devolução da felicidade tecnológica

A informação é o bem mais precioso que há na vida de um homem. Nem o ouro, nem a prata, nem o diamante e nem o dinheiro tem tanto valor quanto a informação. Os Governos Capitalistas sabem disso e guardam esta preciosa jóia à sete chaves. A educação é um dos meios pelo qual o homem adquire informação e a transforma em conhecimento. A informação nos dias de hoje é extremamente rápida e precisamos aprender a trabalhar com essa informática como já o fazemos com outras áreas do conhecimento. Infelizmente há muitos governos pelo mundo que impedem o acesso aos meios de informação, não investem em políticas públicas de acesso à tecnologia e há ainda aqueles que restringem totalmente o acesso à internet.

Diante desta realidade é necessário propor alternativas ao atual modelo vigente, que é capitalista e responsável por todas as desigualdades sociais. O trabalhador é quem produz os recursos tecnológicos e é o dono do produto ou serviço criado à partir do seu esforço. Entretanto, o produto de seu trabalho fica com o patrão, que é justamente quem não produz nada e ainda dá ordens ao trabalhador. Inverter esta realidade e reivindicar uma felicidade perdida é urgente a meta de todos nós trabalhadores. Já que a felicidade e a liberdade foram tiradas do homem através de um acordo econômico, onde de um lado o trabalhador vende a sua força de trabalho e do outro o patrão paga o salário, deve-se através de um outro acordo econômico, ser devolvida a felicidade do trabalhador.
Quando isto ocorrer cada trabalhador poderá tomar para si tudo aquilo que ajudou a produzir. Irá aumentar consideravelmente o acesso de todos à tecnologia, à informação e à construção de conhecimento. Nenhum patrão irá se apoderar mais daquilo que não ajudou a produzir. A popularização do acesso à tecnologia não será mero assistencialismo barato do Governo mas será sim uma democratização real do acesso. Teremos eliminado a necessidade do roubo e consequentemente dos crimes em geral! Todos teremos aparelhos celular, tablets, notebooks, todos de ultima geração, produto de nosso próprio esforço, recompensa mais que merecida. Basta Já!