terça-feira, 5 de abril de 2011

O orgulho de ser Brasileiro

Nós já nos acostumamos com a propaganda massiva que é realizada pelo Governo com todos nós cidadãos sobre a temática do patriotismo. Até onde esse sentimento de pátria é verdadeiro? Quem é que realmente sente orgulho de ser Brasileiro? Essa brasilidade representa um sentimento pátrio durante os 365 dias do ano ou apenas durante a época de Copa do Mundo? Será que é apenas propaganda ou o Governo é de todos nós mesmo? O Brasil é de todos ou apenas de uma minoria que concentra riquezas e explora o trabalhador? Que orgulho é esse?
Quantos de nós sabe cantar a primeira parte do hino nacional corretamente? E a segunda parte, alguém arrisca? O que simboliza uma mão no peito e um olhar atento à bandeira que é hasteada num mastro? Não é esta mesma Nação que nos fornece um serviço público de saúde extremamente precário, com falta de vagas de leitos de hospitais, falta de médicos, enfermeiros, agentes de saúde, que deixa a população sem remédios nos postos de saúde, sem tratamento médico por falta de aparelhos e técnicos habilitados para operá-los? Do que dizer da segurança pública? Um país que está prestes a sediar uma Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos ainda ter índices de violência alarmantes?
Somente a educação pode mudar a mentalidade das pessoas e torná-las capazes de transformar a sociedade. É justamente aí onde o Governo menos investe pois procura sempre manter as coisas como estão. O povo é tocado como uma grande boiada ao toque de Pão e Circo. O pão de cada dia são as inúmeras "ajudas" que o Governo concede à população de baixa renda através da bolsa família, bolsa escola, renda mínima, etc. O circo é tudo aquilo que já estamos acostumados a ver todo dia, entretenimento fútil para alienar as massas. É necessário organização popular para contrapor essa realidade e começar as mudanças sociais já! Não espere o Governo fazer algo por você pois ele não fará! Depois de tudo isso, há que se ter orgulho de ser Brasileiro? Basta Já!