domingo, 27 de fevereiro de 2011

A informação que não chega até você

Apesar de hoje em dia o acesso à informação ser facilitado principalmente pela internet há muito nas entrelinhas que nós todos não sabemos. Há um tipo de informação que só é divulgado nos circulos herméticos das sociedades secretas e que são passados de boca à ouvido por ascetas, praticamente sussurrado bem baixinho, para que nenhum profanador saia por aí e espalhe a boa nova. Descobri que uma tremenda sacanagem é feita diariamente com o povo sofrido, justamente aquele que paga impostos e é esfolado pelo Estado.
Para aqueles que possuem veículo automotor todos sabem muito bem o peso que tem no bolso pagar IPVA, licenciamento e o seguro DPVAT. Pois é, o IPVA sempre chega para pagamento no início do ano, pode ser pago em até 3 vezes, é um imposto sobre a propriedade do veículo e os que já possuem mais de 20 anos estão isentos. O licenciamento é uma taxa que corresponde ao documento do veículo, que o deixa em condições de ir para as ruas, tem seu vencimento de acordo com o final da placa e vai de abril até dezembro. Muita gente costuma pagar o seguro DPVAT, que é obrigatório, junto com o licenciamento mas desconhece que só terá cobertura e direito ao seguro DPVAT da data do pagamento até 31 de dezembro do ano corrente.
Muitos pensam que são 12 meses de cobertura mas não é. Só tem 12 meses de cobertura do seguro quem paga em janeiro, junto com o IPVA. Esse tipo de informação ninguém divulga e ela não chega até você. Você é deficiente físico? Você sabia que tem direito a vaga em todos concursos públicos? Veja um exemplo:" Suponha que um edital de determinado concurso público preveja 6% das vagas para portadores de deficiência e o número total de vagas previstas no edital é de 10. Francisco, portador de deficiência, classifica-se para o concurso em primeiro lugar dentre os deficientes. Como o percentual é de 6% sobre as vagas, teremos 0,6 vagas para os portadores, devendo ser essa fração ser arredondada para o primeiro inteiro subsequênte, tendo ao final 1(uma) vaga para os portadores, que irá ser preenchida pelo Francisco."
Mas e quando é aberto um edital para concurso com apenas 1(uma) vaga? É aí que o povo sofrido é enganado novamente. Muita gente desconhece que quando isso é feito caracteriza-se uma discriminação contra os portadores de deficiência. Fazem isso para não ter que abrir vagas para essas pessoas. Ajude a promover este blog e encaminhe este texto. Quanto mais pessoas tiverem acesso à informação teremos armas para lutar contra a opressão diária a que somos submetidos. A ação direta é uma  das formas mais eficazes e contamos com você. Basta já!