sábado, 12 de fevereiro de 2011

O domínio da Hipocrisia

A realidade que vivemos é de longe muito diferente daquela que é pregada pelas autoridades, pela mídia e no boca a boca que corre no meio da população em geral. Convivemos num país multi étnico, onde a noção de identidade e patriotismo com o Brasil é cada vez menor. O Brasileiro é um povo que nasceu no Brasil, mas seu sangue e as suas tradições vem de diversas regiões do mundo, cada um com a sua cultura peculiar, cada um com o seu modo de enxergar esta mesma realidade. Brasileiro mesmo, só o índio, o resto é uma miscigenação muito ampla de descendentes de todas as partes do mundo.
O preconceito é um comportamento humano que no Brasil é demasiado camuflado na personalidade do seu povo. Se uma pesquisa de opinião for realizada, a grande maioria irá afirmar que não possui preconceito, mas a realidade é absolutamente diferente. Vemos todos os dias ações preconceituosas e manifestações de racismo por parte destas mesmas pessoas que afirmam o contrário. Vejamos um exemplo simples. Em uma entrevista de emprego, onde três candidatos pleiteiam uma vaga,  há um senhor acima dos 45 anos, uma jovem na faixa dos 25 anos de cabelos curtos, piercing no nariz e umbigo e delicada tatuagem no ombro e um rapaz de 30 anos com piercings e tatuagens pelo corpo. A discriminação já começa com a eliminação do senhor, pois para o mercado de trabalho ele já se encontra em idade avançada, fora da faixa produtiva. Preconceito contra o idoso. Depois ela segue com a eliminação do rapaz, embora com o melhor currículo, foi eliminado devido à aparência. Preconceito contra tribos urbanas. Para piorar ainda mais, a moça é aprovada, apesar dos mesmos piercings e tatuagens responsáveis pela eliminação do rapaz, e é contratada e recebe um salário inferior ao pago à um homem na mesma função. Preconceito contra a mulher.
Infelizmente o brasileiro não enxerga a realidade desta forma. Faz vista grossa. Permite que isso continue a ocorrer de forma velada. No silêncio das salas de seleção do RH de empresas, é praticado a hipocrisia de forma descarada. Enquanto o povo não abrir os olhos e lutar por seus direitos, pelo direito de ser respeitado como ele é, apesar das diferenças, da aparência. O que importa é que cada ser humano invista na melhora de sí próprio, para a construção de um novo homem, um homem livre de preconceitos, livre de discriminações, livre de hipocrisia. O homem só é livre de verdade quando é respeitado onde quer que seja. A verdadeira liberdade está em sermos verdadeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário