quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Computação nas Nuvens - Parte I

A maioria das pessoas que faz acesso à internet, há uma boa parcela que desconhece a sua representação gráfica por uma nuvem. A nuvem é a parte superior de uma rede qualquer, seja uma rede corporativa com muitos micros ou uma rede doméstica com apenas um micro. Ao longo dos anos os computadores reduziram de tamanho, de peso, tiveram uma melhora significativa na estética e aumentaram a velocidade de processamento, a capacidade de armazenar em disco e a memória volátil. O futuro da computação e da internet está no conceito de computação em nuvens, que significa menos programas instalados no micro do usuário final, ou seja, tudo online.
Hoje um micro depois de ter o sistema operacional instalado, necessita de programas complementares, de acordo com o uso que terá. Com a popularização dos programas de compartilhamento muitas pessoas baixam filmes e músicas para o micro e o disco de 120Gb que antes era enorme perto do antigo de 30Gb hoje já está pequeno. Não seria legal baixar essas músicas para uma pasta mas não no seu micro? Uma pasta que fica em outro computador, mas muito mais potente e quando você quisesse ouvir aquela música, era só acessá-la?
Durante muitos anos a maior preocupação das pessoas não era a instalação do sistema operacional durante uma manutenção mas sim que o micro volte com os programas para abrir slides de apresentações, planilhas de cálculos e documentos. Hoje já temos isso funcionando online! Só aí você já economiza uns 400Mb de disco só na instalação. A idéia é que o micro tenha o mínimo possível e que a idéia de download seja substituída por acesso online da informação já disponível em uma conta de usuário, e aquilo que ainda não for disponível, que seja compartilhado entre os membros de uma rede.
A quem seria destinado esse tipo de serviço? Como já é feito hoje, ao usuário final não corporativo. Como ficam minhas informações confidenciais? As contas de usuário continuam com a mesma segurança de sempre. A empresa que oferece o serviço será dona do meu conteúdo online? Tudo que você produz é seu, a empresa apenas pode acessar sua conta por motivo de investigação e/ou auditoria e sob ordem judicial. A internet vai ficar lenta com mais acessos a esse tipo de serviço? Hoje a maioria das pessoas já utiliza emails, agenda, mapas, notícias, documentos e planilhas online e isso não tem interferido na velocidade. Um dia poderei trabalhar apenas com conteúdos online? Sim, mas guarde a sua pen drive ou outro dispositivo móvel, caso precise fazer uma apresentação offline, baixe o conteúdo ou faça constantemente backups do que estiver online. Nunca se sabe quando a internet pode cair.
A computação em nuvem ainda está no começo, mas já há ferramentas de fácil acesso nos micros, notebooks, netbooks assim como em celulares e smartphones. Em pouco tempo aquele velho disco de 30Gb empoeirado irá ter serventia novamente, pois o volume de arquivos no micro irá diminuir bastante. Até pouco tempo ter um micro era muito caro, os preços baixaram tanto que hoje é muito fácil ter um notebook ou netbook, logo outros gadgets irão baixar de preço e o conteúdo online irá se popularizar, e tornar a computação em nuvem uma realidade dos nossos dias.

Um comentário:

  1. Agora sim meu brow, falando nossa lingua, parabens pelo texto. Nuvem é o nosso futuro na tecnologia
    gde abraço

    ResponderExcluir