segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O Final da Novela que não vimos

É triste ver que uma obra como a telenovela perca toda a sua originalidade, mude o foco do suspense da trama, releve segredos distorcidos em favor do Capitalismo. Não é de hoje que a maior emissora de TV do Brasil vive uma crise financeira e econômica desde a morte de seu fundador. O Governo Federal, através de seu ex-presidente Lula, chegou até a fazer empréstimos à citada emissora para evitar uma possível falência. O que vemos hoje nas produções teledramatúrgicas desta emissora são várias ações de Marketing não só nos intervalos comerciais mas também de forma bem escancarada dentro da trama em sí.
O que vimos na última novela das 21hs que acabou recentemente foi um desvirtuamento da trama em função das ações de Marketing e seus respectivos anunciantes. Isso interferiu de forma considerável na trama do autor que utilizou de argumentos não esperados pelo público, que causaram uma enorme decepção geral. Vou expor agora alguns pontos que sofreram esta interferência capitalista e como era o final esperado pelo público.
O Piloto de StockCar: A fixação por imagens e vídeos em seu computador, as expressões faciais do ator e toda a repugnância de quem descobria o seu segredo levavam a crer que ele era pedófilo, zoófilo ou necrófilo. O argumento utilizado pelo autor da trama foi tão vazia e tão sem sal que até um garoto de 15 anos hoje sofre do mesmo problema do piloto. Sexo é sujo, senão as pessoas não tomavam um banho depois de praticá-lo. Gostar de Sexo é a coisa mais normal do mundo. O autor mudou o argumento em virtude do patrocínio da GoodYear e da Natura.
O Empresário Assassinado: Na cena do assassinato, ele chega no motel, abre a porta e diz: Você aqui? O telespectador imagina que alguém já o aguardava na cena do crime. No capítulo final entretanto mostra ele entrando no motel acompanhado e o pior ainda, momentos antes mostrou uma ligação entre os 2 na morte do pai do empresário.
A Assassina: Em nenhum momento o autor da trama citou a velha pedófila, avó da assassina, como sendo uma ex-empregada da mansão. O que foi exposto é que há muito tempo atrás havia um casal de empregados italianos que pegaram um bebê recém nascido e foram morar na Toscana. A inclusão da velha pedófila foi útil apenas para usar de argumento que a assassina quando criança foi abusada pelo Empresário, motivo que mais tarde seria usado para matá-lo. O curioso é que ela teve oportunidade de matar a avó e não o fez.
A Amante Assessora de Imprensa: O povo queria ver o desfecho da história como algo muito lógico de acordo com o desenrrolar da trama. Infelizmente o autor prendeu a atenção do público com as crises de pânico da amante e de seu irmão mordomo toda vez que alguma investigação sobre o assassinato do empresário buscava indícios neles. O público se frustrou ao ver que no final ela ainda terminou com o investigador de polícia. Impunidade no Brasil?
Duplo caso de Bigamia: Como não se bastasse durante toda a trama ser exposto um caso de bigamia, onde no final tudo foi resolvido entre as 2 esposas, o autor ainda expôs uma senhora acima dos 90 anos a tal prática com 2 senhores também de idade avançada, como se a bigamia fosse tratada normalmente na sociedade brasileira. O Brasil é um país atrasado demais que não faz reformas simples nos códigos civíl e penal, e não aprovou ainda o casamento entre homossexuais e nem a adoção por parte deles e a trama trata da bigamia como algo já natural em nossa sociedade.
É triste ver como os interesses capitalistas e as ações de Marketing que financiaram a telenovela influenciaram na mudança do curso da estória, o que decepcionou boa parte do público que acompanhou a trama. O que o público espera é o normal, por mais que choque, o bem vencendo o mal, mas o capítulo final deixou no ar uma certa impunidade, tanto pra quem é assassino, como pra quem é bígamo como pra quem sofre de algum desvio de conduta sexual. Vamos dar um basta na impunidade e cobrar justiça, mesmo que seja só na ficção.

Um comentário:

  1. Após uma corrida eu tomo banho em razão do suor; após o sexo, acontece a mesma coisa. Sexo só é sujo na cabeça de quem é sujo.

    ResponderExcluir