segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Você faz a sua parte?

Diferentemente de outros povos ao redor do mundo, o brasileiro é um povo bastante acomodado e conformado com as situações que acontecem em sua vida, tanto nas questões econômicas, sociais, políticas e religiosas. Há muito tempo não se vê mais a mobilização popular do brasileiro em busca de melhoria nas condições de vida ou em atos reacionários contra a enxurrada de escândalos de corrupção na política. O brasileiro, pode-se dizer, se acostumou a viver no mar de lama e não consegue reagir. Isso é muito ruim para o povo e sobretudo para o País.
Cada um de nós deve refletir se estamos ou não fazendo a nossa parte, de que forma estamos contribuindo, que tipos de atitudes tomamos no dia a dia para frear esse marasmo e deixarmos de ser um povo tão acomodado e conformado com tudo. Vou exemplificar aqui ações diretas simples e objetivas que fazem com que sejamos cidadãos mais ativos, críticos e transformadores da sociedade.
Filas: Quem de nós aqui está livre de enfrentar filas? O Brasil está infestado de filas. Há filas em todos os lugares. Fila de banco, para pegar condução, supermercado, farmácia, nos caixas de lojas, no cinema, etc. Você fura fila? O que você faz quando alguém fura fila? Se você fura fila não pode cobrar nada de melhor e nem deve reclamar da vida que leva, mas se você é do tipo que não fura fila e ainda briga e discute com quem tem esse tipo de atitude, você já deu o primeiro passo para começar a fazer a sua parte e melhorar a sociedade.
Dengue: O Brasil não é vítima da Dengue. O Brasil é vítima do descaso da população em relação ao combate ao vetor da Dengue. Se cada um de nós fizer a sua parte, que significa manter caixas d´água tampadas, pneus cobertos, latas e garrafas de ponta cabeça para não entrar água, vazos e pratos de plantas cobertos com areia e mais uma série de ações para evitar a proliferação do mosquito, a doença com certeza não iria se alastrar da forma que tem sido nos últimos anos. O brasileiro não faz a sua parte e fica sempre esperando que o agente de saúde vá lá na sua casa fazer algo por ele, mas não sabe que o agente só visita seu bairro quando um grande número de pessoas na vizinhança já contraiu a doença. Acorda!
Salário Mínimo: Aqui vemos que o brasileiro realmente não liga para nada. Apenas assiste como mero espectador o Governo divulgar o aumento do salário mínimo e por pior que seja este aumento, não faz nada, não luta para ter um aumento maior. Mas em contrapartida vive reclamando dos mesmos políticos que deram a sí próprios aumentos astronômicos de salário. Se há a justificativa de que não se pode aumentar demais o valor do mínimo, por que então os políticos podem aumentar o salário o quanto querem? Ninguém pergunta nada, ninguém reclama de nada.
Enquanto o brasileiro apenas sentar e esperar, nada irá mudar. Diferentemente daqui vemos em outras partes do mundo o povo se mobilizando, indo às ruas, realizando atos e manifestações, entrando em confronto com a polícia em busca de seus direitos e pela permanência deles. Fica aqui a pergunta, você faz a sua parte? Se ainda não faz, comece agora!

2 comentários:

  1. Concordo plenamente... é fácil reclamar e não fazer nada pra mudar! Cada um de nós tem q fazer a sua parte pq se não este nosso país maravilhoso não irá melhorar nunca!

    ResponderExcluir
  2. Brasileiro não faz a sua parte quando o assunto é o bem coletivo. É só ver o pensamento conforme os interesses sociais. Desrespeitam as leis de trânsito, jogam lixo na rua, querem burlar toda forma de pagamento, entre outras milhares. Esses detalhes fariam a diferença, já é um bom começo.

    Bom texto. Abraços.

    ResponderExcluir