sábado, 8 de janeiro de 2011

O poder do Voto

Nós vivemos num estado democrático de direito e uma das maiores conquistas do nosso povo foi retomar o direito ao voto, com as Eleições Diretas para Presidente e o fim da Ditadura Militar. O voto é uma das grandes armas do povo. Votar é um ato democrático mas deve-se ter consciência que quando delegamos nossos desejos e anseios a alguém, no caso o candidato, estamos transferindo um poder de decisão para esta pessoa e todo o nosso futuro e as nossas vidas passam a depender das decisões que ela tomará quando assumir o poder.
Conhecer o candidato, o seu passado, a sua formação como político, as suas alianças e convicções e principalmente quem está financiando economicamente sua campanha é um dever de todos nós. O candidato é alguém que irá decidir por nossas vidas e não podemos apenas dar-lhe o voto sem ao menos confiar plenamente que esta pessoa irá nos corresponder plenamente.
Infelizmente, a maioria da população brasileira não se preocupa com esses aspectos, sequer procura investigar a vida do candidato, saber qual sua plataforma de governo, se tal plataforma é possível de ser colocada em prática ou se são apenas vãs promessas de campanha. De outro lado, o candidato provido de uma astúcia fenomenal, versa discursos inflamados e com muita eloquência, onde convence ao seu eleitorado desinteressado por política.
O mal do brasileiro é sempre esperar que alguém vá fazer algo por ele. Enquanto nós não botarmos a mão na massa, nos organizarmos e fizermos por nós mesmos, todos os candidatos irão se aproveitar do desinteresse da população para poder governar segundo suas vontades. O brasileiro desinteressado como sempre só lhe resta reclamar, lamentar que pelos próximos 4 anos terá que aturar determinado candidato. Votar é um direito de todos, mas saber votar, compreender as propostas, investigar a vida dos políticos, isso é um dever de todos também e enquanto não fizermos nada, pode ter certeza, se depender dos políticos atuais, eles não irão fazer nada por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário