quarta-feira, 16 de março de 2011

Vender o peixe ou o serviço? Parte I

Essa é uma expressão muito comum no nosso dia a dia, afinal, vivemos em um mundo capitalista, onde a riqueza gerada através do trabalho fica nas mãos de poucos e pouca, mas muito pouca mesmo nas mãos de muitos. Vender o peixe nada mais é do que alguém que não necessariamente seja vendedor de determinado produto, mas que em sua maioria, deseja oferecer algo à outras pessoas na intenção de obter qualquer tipo de lucro sobre aquilo.


O conceito de vender um produto cai de moda a cada dia que passa. Hoje em dia, tendo-se o produto certo, sequer propaganda é necessário fazer. Grandes empresas do mundo todo compraram ações de todas as pequenas empresas concorrentes e monopolizaram o mercado, embora vendam produtos com marcas diferentes, fazem parte de uma mesma corporação. Se o consumidor não comprar uma marca X, irá com certeza levar a outra Y e a empresa ganha o lucro do mesmo jeito. Outro ponto é que muitas empresas se especializaram em ter o produto que o cliente procura, assim não precisam correr atrás dos clientes para oferecer algo que as pessoas ainda não querem comprar.
Hoje então a aquisição do produto, ou seja, do nosso peixe se tornou muito mais fácil do que há anos atrás. O diferencial das empresas tornaram-se então em aprimorar a relação cliente/empresa onde após a aquisição do produto, o cliente ainda tenha um vínculo com a empresa, principalmente através de uma prestação de serviço. A grosso modo, é como você fosse atrás de comprar um peixe mas precisasse de alguém para limpá-lo. O mundo de hoje está recheado de situações onde produtos são praticamente dados de graça ao consumidor mas que o lucro das empresas virão da prestação de serviços em relação àquele produto. Iremos relacionar estes pontos e os impactos na economia bem como alternativas no próximo texto.