terça-feira, 29 de março de 2011

Vender o peixe ou o serviço? Parte II

Não é novidade para ninguém que as operadoras de telefonia celular mantém acordos com as fábricas de aparelhos. O consumidor é iludido com ofertas onde aparelhos ultra modernos saem quase de graça desde que sejam contratados determinados planos de ligações, principalmente no modo pós pago. Hoje os maiores produtores de tecnologia do mundo são os países asiáticos. Eles tem mão de obra farta e barata, praticam a sonegação de impostos, os governos tem uma fiscalização deficiente, muitas fábricas estão em alto mar, há o desrrespeito com as leis trabalhistas e a escravidão ocorre de forma velada sob o olhar atento das grandes potências Capitalistas. Toda esta estrutura serve para sustentar no mercado um sistema onde o consumidor irá procurar pelo produto e não esperar que o mesmo lhe seja oferecido.


O que ganhamos com isso? Aparentemente nada pois em tudo que compramos já está embutido um determinado valor. O preço final pode não ser o correspondente ao valor do produto mas sempre temos algum serviço que iremos adquirir, já agregado ao produto, que irá pagar com juros todo o custo que não foi lançado anteriormente no preço final. Nada nos é dado de graça pois no Capitalismo as perdas não são admitidas nunca. O lucro é sempre o maior objetivo mesmo que para isso uma empresa tenha que abrir mão de um lucro imediato em detrimento de um acordo com outra empresa que irá iludir o consumidor de que o mesmo só receberá vantagens. No final o lucro é dividido entre ambas as empresas e o Capitalismo se fortalece cada vez mais.
A população precisa a cada dia estar mais atenta não só quando for comprar algo mas também quando for produzir algo. Devemos analisar qual é o nosso papel dentro desta cadeia produtiva e qual a nossa importância dentro do sistema consumista. Muitas vezes agimos como loucos em busca de um produto de determinada marca, pagamos um preço alto por aquilo e ainda assim achamos isso bom, normal, prazeiroso. Toda empresa possui uma marca, esta marca possui um valor. Todo ser humano também é uma marca, também possui um valor. Esta troca há muito tempo não tem sido justa e tanto na venda do produto quanto do serviço somos nós que saímos sempre prejudicados. Basta Já!